sexta-feira, 31 de março de 2017

Direita Alternativa



A direita alternativa (alt-right) é um vasto amálgama de movimentos nacionalistas e xenófobos prosperando nos Estados Unidos. Responsável direta pela ascensão de Donald Trump à presidência, insurge-se contra a direita tradicional 'vacilante' (Partido Republicano, The Wall Street Journal, ... ) ante o canto da sereia 'esquerdista' (Partido Democrata, The New York Times, The Washington Post, ... ). Trata-se de um fenômeno extremista norte-americano com a ressalva que, em se tratando da maior potência planetária, pode influenciar o mundo todo. Preocupação geral. Na continuação, comentam-se quatro emblemáticas fontes difusoras de ideologia alt-right.

O Center for Immigration Studies (CIS) é um centro de pesquisa sobre imigração cujo fundador é conhecido por ser "um cruzado anti-imigração". Um relatório recente do CIS sobre a educação básica não nuança suas posições hostis à imigração, certamente com "fatos alternativos" em apoio. Eis cinco diabretes do relatório. (1) Em 2015, quase 25% dos alunos das escolas públicas eram rebentos de "família imigrante"; em 1980, a proporção não passava de 7%. Rumo à ocupação integral da escola pública por não norte-americanos. (2) Ao longo dos últimos decênios, a classe política escancarou as portas à imigração, em flagrante desrespeito às leis concernentes: esta política negligente traz consequências altamente negativas para a qualidade do ensino público. (3) A imigração fez aumentar o número de crianças pobres ou falando uma língua estrangeira nas escolas públicas, o que constitui uma grave dificuldade suplementar ao desempenho da educação pública. (4) Fechando os olhos para a imigração clandestina. o establishment compromete seriamente o futuro das crianças norte-americanas. (5) Os infantes norte-americanos têm suas próprias vidas em perigo constante: em 16 de novembro de 2010, Joshua Wilkerson foi torturado e assassinado por um colega de classe imigrante clandestino.

O ultra conservador site Breitbart -- breitbart.com, 23 milhões de visualizações em novembro de 2016 -- é useiro e vezeiro em publicar artigos misóginos, xenófobos e racistas. Com a intenção de implantar-se também na França, e acintosamente ao lado da candidatura presidencial de extrema direita de Marine Le Pen, traça um quadro apocalíptico do país das Lumières, distorcendo premeditadamente os fatos. Manchetes e artigos à beira da histeria. Quatro títulos: (1) Paris transformada em zona de guerra por causa da violência dos migrantes, unidos à extrema esquerda para atacar a polícia parisiense; (2) Marine Le Pen brada para salvar a ameaçada civilização francesa; (3) Pesquisas preveem uma vitória contundente de Marine Le Pen, no primeiro e no segundo turno das presidenciais francesas; e (4) Le Pen ganha o debate entre os candidatos, com uma postura patriótica e combativa.

Fox News -- 65 milhões de audiência mensal -- é o canal de notícias mais visto dos Estados Unidos, bem longe à frente do rival CNN. Seu apresentador Sean Hannity é um hábil manipulador ideológico de extrema direita, adepto da teoria do complô e da irradiação de falsidades como a de que o ex-presidente Obama não seria norte-americano. Ultimamente, Sean Hannity tem vituperado contra os juízes que revogaram decretos de Trump: não passam de joguetes da "esquerda alternativa radical", segundo suas palavras. E acusa, desprezando a verdade: "Se a esquerda alternativa radical insiste em solapar as medidas do presidente [Trump] para garantir a segurança dos americanos, essa gente sujará as mãos de sangue. A nação a responsabilizará."

O site Infowars -- infowars.com, 8,2 milhões de visitantes em março de 2017 -- é a vitrine internet do célebre animador de rádio e produtor texano Alex Jones. Ligado  ao  lobby das armas, ele é notadamente conhecido por ter propagado que o massacre ocorrido na escola primária Sandy Hook, em 2012 (28 mortos, entre os quais 20 crianças), foi um embuste. Quando de sua recente visita aos Estados Unidos, a chanceler alemã Angela Merkel não perdeu a oportunidade de alertar Trump sobre os perigos do fechar-se ao mundo. Ferozmente nacionalista, Alex Jones passou a seus ouvintes uma versão grosseira e fantasiosa do encontro dos dois líderes, chegando ao despautério de dizer que Trump dera uma lição de valores norte-americanos a Merkel, "destruindo suas baboseiras pró-globalização".

À guisa de conclusão. A ascensão impetuosa da direita alternativa se dá na razão direta do fracasso das políticas do establishment em lidar com a massa crescente dos marginalizados sociais. Nos Estados Unidos e alhures, As desigualdades se aprofundam, a produtividade e os salários estagnam, a criminalidade e a toxicomania aumentam de forma avassaladora, as dissenções sociais se agravam. A desconfiança face ao poder político é quase total. Só resta às elites rever profundamente sua governança, se o objetivo for apagar para valer o incêndio extremista. Pelo andar da carruagem, certeza zero de que o farão. (A União Europeia, frente aos tsunamis do Brexit e do caos grego, ensaia um grande mea culpa reformista. Será?!) Adaptando à situação um conhecido provérbio, "Quem pariu a Direita Alternativa, que a embale".

Nenhum comentário:

Postar um comentário