sexta-feira, 22 de julho de 2016

Ilogismo da História



O semanário O Pasquim (26/06/1969 - 11/11/1991), sério e sadio jornal humorístico de um dos períodos mais doentes da vida política brasileira, é um marco na história de nossa imprensa escrita. Reuniu uma brilhante equipe de jornalistas e cartunistas: entre outros, Millôr Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Ivan Lessa, Henfil, Flávio Rangel e Paulo Francis. Palavras de Jaguar, sobre os primórdios do hebdô: "Em pleno Ato Institucional No. 5*, falávamos mal do governo. Só tinha uma explicação: privação coletiva dos sentidos".

Folheando uma antologia d'O Pasquim, deparo-me com um saboroso artigo do também teatrólogo Flávio Rangel -- Ferro na História, No. 61, 08/1970 --, em que ele 'corrige' os compêndios de História, por suposta falta de lógica. Com verve, graça e erudição. Eis um pequeno rol de boutades rangelianas.

O Rubicão era um rio? Melhor contando, teria sido um cassino. César disse lá: "A sorte está lançada" e "Cheguei, vi e venci". Frases típicas de jogador. Ele deve ter ganhado uma nota nos dados, com isso equipou suas legiões, entrou em Roma e tomou o poder.
***
Arquimedes dizia: "Deem-me uma alavanca que moverei o mundo". Ninguém deu. Então, como acreditar que a Grécia era um poderoso país à época? Josta de país onde nem sequer existia uma alavanca.
***
Parece falácia afirmar que os pontos altos da Renascença pós Medievalismo foram as artes, as ciências e os descobrimentos. Jules Michelet escreveu: "Idade Média: mil anos sem banho". Logo, a invenção mais importante da Renascença foi o sabonete.
***
Os ingleses são muito tolos. Pavoneiam-se que a Câmara de Deputados deles se chama House of Lords. Ora, até as crianças sabem que House of Lords é marca de uísque.
***
Os historiadores franceses apresentam Napoleão como um grande e sábio homem. Essa nos mata. Era um tremendo grosso. Vivia com a mão direita dentro do colete, quer dizer, cumprimentava as damas com a mão esquerda! Na Rússia, podia-se até perdoar: sentia frio, tinha perdido uma luva, ou outro motivo que o valha. Mas em Paris?!? Grosso, grosso.
***
Em assuntos referentes à Igreja, enrolam-nos dizendo que o Papa Leão deteve diante de Roma o terrível guerreiro huno, Átila. A verdade se insinua toda outra. Como ninguém podia com Átila, arranjaram um leão. O leão botou o pavoroso huno para correr. O povo de Roma, agradecido, o transformou em papa. Papa Leão. Elementar.
***
Nesse negócio de ciência tem muito idiota. Charles Darwin fez grande sucesso porque afirmou que o homem descende do macaco. Passou a vida inteira estudando macaco, quando tem tanta Jane Fonda por aí.  Acham Einstein um gênio só porque disse que E = MC**2. Balela: E sempre foi igual a E mesmo. E Newton? Ficou lelé da cuca quando uma maçã caiu no cocuruto dele. Maçã, de uma certa altura, lesiona o cérebro.
***
Sobre política, então ... . Acusam o marxismo de dissolver a família. Que loucura! Marx proclamava: "Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!". Não sugere que desejava todo mundo bem casado? Quem quer dissolver a família é o Sindicato dos Lojistas: inventaram o Dia das Mães em maio e o Dia dos Pais em agosto. Separaram as mães dos pais.
***
Os historiadores perderam de tal modo a vergonha que querem nos fazer crer em entidades que jamais viram a luz. Falam muito de uma ONU, que seria uma Organização das Nações Unidas, e de uma Declaração dos Direitos do Homem, que sabemos que não vai pegar.


*- O ato que institucionalizou a ditadura militar.

4 comentários:

  1. Grande Marcus Sampaio. Muito bom e engraçado o artigo. Tenho um comentário:
    Você afirmou que "O semanário O Pasquim (26/06/1969 - 11/11/1991), sério e sadio jornal humorístico de um dos períodos mais doentes da vida política brasileira..."
    Realmente foi um dos períodos mais doentes da vida política brasileira. O mias doente é o atual. Será sempre assim, ou seja, a política brasileira sempre destrói a democracia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Junior,
      "Subdesenvolvimento não se improvisa: é obra de séculos" (Nelson Rodrigues). Nossa democracia é capenga porque permanecemos em precário estágio civilizatório. Enquanto a coisa pública for confundida com a privada ... .
      Ministério Público, Polícia Federal, juízes como Sérgio Moro, Operação Lava-Jato, STF talvez, merecem nossos louvores, mão não são suficientes. Temos que nos educar para a cidadania, e isso infelizmente leva tempo.

      Excluir
  2. Grande Marcus Sampaio,
    O país denominado Estados Unidos da América (E.U.A.) foi descoberto praticamente na mesma época que o Brasil foi descoberto. Entretanto, já faz um bom tempo que as leis por lá funcionam e por aqui, quando existe ditadura as leis funcionam, mas de forma muito rigorosa e quando existe democracia, sempre termina no caos que vivemos na atualidade.
    Solução: Copiar as leis Suecas (na minha opinião as mais corretas) e obrigar que sejam cumpridas. O não cumprimento da lei, imediatamente afastaria o (ir)responsável de seu cargo.
    Com relação ao que você fala sobre "coisa" pública e privada, no Brasil, a "coisa" privada é muito mais eficiente do que a "coisa" pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer: Enquanto a coisa pública for tratada como se fosse coisa privada, a corrupção não arrefecerá.
      No mais, tudo OK.

      Excluir